Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Até quando a nossa escola

A escola onde todos ou quase todos os Telhadenses iniciaram a sua vida académica está em vias de encerrar. O grito saudável das nossas crianças vai deixar de se ouvir.
Há dias ouvia-se o nosso presidente a alertar a população desta possibilidade.

http://www.rcb-radiocovadabeira.pt/pagina.php?cod=9025


Na verdade ninguém ainda percebeu o porquê desta possibilidade. Quem passar pela a nossa aldeia também não perceberá. No final de cada dia vemos as ruas da aldeia cheia de crianças, é uma aldeia com uma população bastante jovem.

Pois bem, tem que haver um responsável. Será o governo, que quer encerrar todas as escolas com menos de 20 alunos? R: Não, a nossa freguesia tem mais de 20 crianças a correr pelas ruas e com idade para frequentarem a nossa escola.
Será da localização da escola? R: Não, a escola está localizada no centro da aldeia.
Será da infraestrutura? R: Duvido, a escola foi reparada e equipada nestes últimos 3 anos.
Será da falta de auxiliares? R: Não, para além dos professores, há também uma auxiliar, o programa Escol(h)as e a senhora da limpeza.
Será dos professores? R: Segundo a opinião dos pais Não.
Será da rebeldia das nossas crianças? R: Não me façam rir.

SERÁ QUE OS TELHADENSES DESISTIRAM DA SUA ESCOLA? SERÁ QUE O QUE É DOS OUTROS É MELHOR QUE O NOSSO?

Se alguma coisa está mal, temos que a solucionar e não desistir. Porque mais tarde vamos arrepender-nos e será tarde demais.

Nós Telhadenses temos que ser mais exigentes e reivindicativos. Se queremos uma escola melhor, temos que lutar por uma escola melhor. E não abandonar o que temos para dar a outros.






8 comentários:

  1. Eu vejo na tv a população de outras terras unir-se contra o fecho quer de estabelecimentos de ensino quer de estabelecimentos de saúde, fazem ouvir a sua voz, a sua vontade, porque não lutamos nós? Não acredito que a população aceite esta mudança assim, tenho a certeza que não vão baixar os braços.

    ResponderEliminar
  2. Foi na escola do telhado que fiz a minha instrução primária não posso acreditar que os pais prefiram levar os seus filhos para as outras escolas (aldeias). Será que os habitantes da minha aldeia perderam o sentido de responsabilidade e bom senso e querem viver numa aldeia sem crianças. Não quero acreditar que o façam por querelas políticas ou porque não gostam das pessoas que estão à frente dos destinos da freguesia. Se assim for é de lamentar ver a mesquinhez das pessoas. Mas acredito que não é por estas razões. Estou convicta que todos vão lutar pela escola Primária da minha aldeia. Força sr. Presidente da Junta. Sei que vai lutar com todas as forças para que a nossa escola não feche. Boa Sorte

    ResponderEliminar
  3. Aos pais que têm filhos em idade escolar. Pessem nos vossos filhos e no espaço otimo que tem na vossa aldeia. Lutem por aquilo que é vosso ponham os vossos filhos na escola da vossa aldeia, se acham que falta algo,Lutem, Lutem para melhorar e não contribuam para que a escola feche, é o que estão a fazer quando põem os vossos filhos em outros escolas de outras aldeias vizinhas pois serão elas que ficarão a ganhar.

    ResponderEliminar
  4. Pais está nas vossas mãos ter ou não ter escola na vossa aldeia. Podem ter a certeza que essa vossa atitude não é a mais correcta. Pois temos que dar valor ao que temos e lutar para ter cada vez mais e melhor isso sim faz todo o sentido.

    Lutem pelas vossa aldeia estas infraestruturas são importantes para vida de uma aldeia

    ResponderEliminar
  5. pois todos tem razao, mas enquanto trabalharem pessoas sem o minimo de qualificaçao nessas instituiçoes,nao podemos deixar la os nossos filhos.

    ResponderEliminar
  6. blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá blá. A conversa de sempre. Nas grandes cidades nem os funcionários conhecem.

    ResponderEliminar
  7. ha gente que se preocupa com as qualificações de quem está na escola mas de certo nao se preocupam com as companhias que os filhos têm, muito menos com as asneiradas que muitos deles fazem na rua! quando a educação nao é dada em casa a escola nao pode fazer milagres. e se todos temos de lutar é pela continuação da nossa escola! deixem se de sinismos. vamos lutar pelo que é nosso!

    ResponderEliminar
  8. Exmo(a) senhor(a) anónima a sr(a parece ser uma pessoa com muitas qualificações ou não pois estou ver que o(a) sr(a) pensa que é melhor que ninguém, pois digo-lhe que por vezes quem tem muitas qualificações não são as pessoas mais adequadas e responsáveis para ficarem com as nossas crianças, tem formação académica mas não tem princípios e nem educação e responsabilidade. O sr(a) tem o dever e até obrigação de em vez de criticar fazer mais pela sua aldeia denunciar o que há para denunciar com uma atitude construtiva pois ninguém é melhor que ninguém desde que sejamos responsáveis, educados e humildes e lutarmos por aquilo nos pertence. Como uma pessoa inteligente que acredito ser e com todas as qualidades acima mencionadas que julgo irá lutar para que a escola da nossa aldeia não feche, começando por por lá os seus filhos (se os tiver) e lutar sempre por uma escola melhor.

    ResponderEliminar