Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Os Frades e as Freiras

Não se trata de um momento religioso, mas sim micológico. Nos meses de Outubro e Novembro é grande a azafama à apanha dos cogumelos. Sendo o rei dos cogumelos no Telhado, o Frade (Macrolepiota procera) e a rainha a Freira (Amanita caesarea).

Mas não são só as freiras e os frades que os Telhadenses recolhem, também as Cepas (Boletus edulis e outros), as Telheiras (lactarius deliciosus), as Febras (Fistulina hepatica), as Carqueijinhas (Ramaria aurea), os Míscaros (Tricholoma equestre) entre muitos outros que agora não me lembro.

A nossa serra do Gomes e os Quinteiros são locais de excelência para estes passeios micológicos. E ao contrário do que acontece em muitas outras aldeias do nosso país, os Telhadenses apesar da grande abundância de cogumelos na nossa terra, não os apanham para vender, mas sim apenas para petiscarem entre amigos, talvez por isso eles ainda apareçam com tanta frequência nos nossos campos.




As Freiras (Amanita caesarea)







As Cepas (Boletus sp.)





Os Frades (Macrolepiota procera)




As Febras (Fistulina hepatica)



4 comentários:

  1. O Raposo, assim conhecido pelos amigos, é mestre a descobrir cogumelos. É pena não dizer à malta onde são esses sítios. Mas vou descobrir mais cedo ou mais tarde.


    O Telhadense

    ResponderEliminar
  2. Pois é o nosso amigo António Albino, conhecido pelo Raposo Sempre que me desloco ao Telhado, têm a gentileza de me convidar, para o acompanhar não só aos frades como,também na pesca,ainda foi na ultima vez que estive na minha aldeia me dirigiu esse convite.De facto ele dá-se ao luxo de ser um autentico artista nessa arte de aproveitar aquilo que alguém despreza:Belas amostras para o petisco dos amigos.Bom proveito,e cuidado com os frades venenosos...

    ResponderEliminar
  3. É preciso ter atençao ao que se apanha por ai, li um artigo na direcção regional de agricultura( no fundao) que o tao conhecido miscaro(tricholoma equestre) nao e comestivel!!! mas eu farto me de comer:)

    ResponderEliminar
  4. Investigador e autor de vários trabalhos sobre o falso frade manifesto interesse em falar com o Sr. Joaquim Angelo no que se refere aos frades venenosos.
    José Luís Gravito Henriques

    ResponderEliminar