Pesquisar neste blogue

terça-feira, 5 de maio de 2009

Solar do Telhado - Acordai povo adormecido

Sobre a porta principal deste solar existe uma placa muito interessante que diz mais ao menos isto: "Esta casa foi ocupada pelo povo em 11-04-1975 e mais tarde oferecida ....ao povo". Mas que povo? Mas que casa? Pois isto mais parece uma casa vindo directamente de um filme de terror, ou talvez tenha passado por aqui a guerra civil. Onde está o povo? Que deixa um edifício destes chegar ao ponto a que chegou, até é bonito, mas para que serve. Está feito num monte.
De quem é a responsabilidade? Que obras foram feitas desde a sua ocupação? Já lá vão quase 35 anos e nada tem sido feito pela sua recuperação.

Nova Carantonha


17 comentários:

  1. isto era o trabalho da junta anterior que só queria meter ao bolso!!!
    E dar boa imagem que não conseguiram pelos vistos, como eles diziam ia ser a junta dos garotos, mas afinal são de grandes homens.

    ResponderEliminar
  2. Isto é mais um 'câncro' do Telhado, podre e a cair aos bocados, esta casa senhorial tornou-se uma vergonha. Há poucos anos foi colocado um telhado novo que sem dúvida remediou a situação, mas só remediou, como consequência disso degradou ainda mais o seu interior, é lastimável o estado em que se encontra, é vergonhoso o 'mamarracho' em betão que lhe foi anexado nas traseiras que afinal de contas para nada serve, apenas é o sustento do vândalismo das camadas mais jovens. Se temos problemas no Telhado este é agora um dos mais vergonhosos.

    ResponderEliminar
  3. Este "câncro" podre e a cair aos bocados poderia ja estar transformado num lar de apoio a idosos, se a junta actual presidênciada pelo Sr. Eng. Aires, mais vulgarmente conhecido por toni, não se tivesse impedido a construção do mesmo pela antiga direcção do TECTO-Centro Social do Telhado.

    ResponderEliminar
  4. A actual Junta de Freguesia é presidida pelo Sr. Eng. Aires Proença carinhosamente conhecido e tratado por todos os telhadenses por Toni.

    O Sr. Eng. Aires Proença foi eleito democraticamente pelos Telhadenses e desta forma representa-os.

    A actual Junta de Freguesia impediu a construção de um lar na casa senhorial porque a mesma foi cedida pelo anterior executivo ao Tecto - Centro Social do Telhado.

    Convelhamos que é fácil ceder o que é de todos para uma instituição que nos mesmos presidimos ou seja é fácil oferecer o que é de todos a nós mesmos.

    Para quem não se recorda a anterior Junta de Freguesia composta pelo Sr. António Hneriques e pelos Sr. Manuel Caldinho cedeu o direito de propriedade a uma instituição cuja direcção era composta pelo Sr. Dinamantino Vaz e pelo Sr.António Henrique e Sr. Manuel Caldinho... coicidencias.... os mesmos cedem aos mesmos....

    Apesar de considerar que a intensão era boa.... e que a construção de um lar naquele lugar resolvia dois problemas.... a reabilitação do local e a construção de um lar....

    Considero que a cedencia de propriedade deveria ter sido alvo de discusão pública em Assembleia de Freguesia, algo que não aconteceu, porque as mesmas eram a porta fechada, onde nenhum Telhadense podia ter conhecimento das decisões tomadas ou questionar o que quer que fosse....

    Para alem do mais... em várias Assembleias de Freguesias do actual executivo o povo demonstrou sempre a sua opinião discordante com a cedencia da casa do povo a instituição Tecto - Centro Social do Telhado.

    Além disso nunca esteve aprovado qualquer candidatura para a construção de um lar no Telhado.... houve apenas um projecto de arquitectura em fase de licenciamento no Município do Fundão....

    É BOM ESCLARECER....

    ResponderEliminar
  5. Luis Pereira

    Vivemos numa Terra linda que agora sim pertence ao sec.21..Ja temos multibanco ,ja temos placas nas ruas e vamos ter uma entrada maravilhosa..

    ResponderEliminar
  6. Também será bom esclarecer que a casa senhorial só foi cedida pelos antigos executivos da Junta de Freguesia ao Tecto porque foi discução pública em Assembleia de Freguesia, escrita em acta devidamente assinada.

    É coincidência, não é? Haver membros em comum nas mesmas presidências. Se não é do conhecimento da Srª Maria Ventura, agora acontece exactamente o mesmo.

    Porque será que agora também existem membros em comum na presidência do Tecto e da Junta de Freguesia???

    Mais uma coisa...é muito fácil tocar a barco para a frente quando o motor deste já se encontra a funcionar, mas po-lo a funcionar acredito que não será para todos.

    ResponderEliminar
  7. A discussão pública de que fala a Sr.ª Margarida foi a porta fechada (como sempre foram todas as Assembleias da anterior Junta de Freguesia) e sem a devida publicitação.

    Por isso a discussão pública foi apenas entre os membros da Assembleia que debateram como dar a si mesmos algo que é de todos…

    Actualmente as sessões de Assembleia de Freguesia costumam ser divulgadas na igreja e nos cafés através de editais e qualquer um pode participar, questionar etc… etc….

    Por norma eu costumo participar e sempre que se toca no assunto cedência da Casa do Povo ao Tecto, as pessoas presentes demonstram sempre concordar com a atitude da actual Junta, em ter impedido o licenciamento desse projecto….

    Agora na actual direcção do Tecto existe apenas uma pessoa que é comum ao executivo da Junta de Freguesia, que é a Presidente (Secretária da Junta de Freguesia) …. os membros ate podem ser os mesmos desde que sejam democraticamente eleitos….

    É preciso dar louvor a quem criou a instituição Tecto e colocou o barco a funcionar.

    Mas no meu entender os lugares de liderança nas instituições públicas ou equiparadas devem de ser rotativos ou seja as pessoas não devem de ficar anos e anos neles. Na minha opinião deve de haver rotatividade de pessoas, para assim existir ideias novas e actividade dinâmicas. Quando os lugares são ocupados por muito tempo pelas mesmas pessoas… criam-se vícios.

    Manuel Santos

    ResponderEliminar
  8. Eu lembro-me de todas as assembleias de freguesia terem sido divulgadas! So não participou quem não quis ou melhor, quem gosta mais de falar no cafe!

    ResponderEliminar
  9. Ao povo do Telhado,é uma terra pobre,extremamente pobre porque senão fosse um senhor Doutor advogado do Fundão ainda seriamos mais pobre, mas há sempre amigos dos pobres e este Sr foi um deles porque a seguir ao 25 de Abril icentivou povo para que ocupasse toda a aerea aonde temos a junta de Freguesia centro de dia etc. etc.Pois este episodio já foi há 35 anos e daí para cá, temos tido diversas forças politicas na junta de Freguesia digan-se socialista ou sociais democratas, ou aquilo que for...O que eu quero dizer é simplesmente além de se ter aquirido um terreno comprado para ser construido o centro de dia o Telhado, o povo pouco têm beneficiado com espaços publicos...
    Neste caso considero que em todo o conselho do Fundão poderiamos dizer é uma das aldeias mais pobres da aérea.Aqui em voz alta deixo o meu mais profundo reconhecimento ao Sr doutor Gascão e a todos aqueles que contribuiram na invasão de todo esse espaço para beneficio do povo do telhado, porque durante todos estes anos apenas banificiamos de esgotos, agua canalizada,alcatroamento do caminho do Freixeal,casal de Santa Maria, Sao Bartolomeu, Santa Luzia Etc.Informo todos que atualmente não me identifico com qualquer cor politica, mas sou um cidadão como todos os Portugueses exerço o meu direito de voto...Para as autarquias voto nas pessoas, para o parlamento voto nos partidos que defendam os direitos dos mais necessitados.Os pobres que é aquilo que há no Telhado...Embora sendo um património velho e a cair aos bocados hã responsáveis por essa situação porque faltou a força e coragem para lutar pelos direitos de todos os cidadãos que somos todos nós,deveriam ter batido o pé perante as autaquias...Por isso são eleitos pelos eleitores é para os representar sobe o poder local.
    Angelo

    ResponderEliminar
  10. Este "câncro" podre e a cair aos bocados poderia ja estar transformado num lar de apoio a idosos, se a junta actual presidênciada pelo Sr. Eng. Aires, mais vulgarmente conhecido por toni, não se tivesse impedido a construção do mesmo pela antiga direcção do TECTO-Centro Social do Telhado.

    E 1 vergonha aver pesoas k so criticao e nada fasem . davas 1 belo contributo para a tua terra se te mantiveses de boca calada, apontar o dedo e feio , mas mais vergonhoso e a maneira vulgar como te deriges a alguem k tem feito alguma coisa para a terra.Mais akresento ,nao persebes nada burra k nem 1 porta mas mete o guedelho em todo o lado , calate

    ResponderEliminar
  11. a vulgarisima margarida , nao te eskesas k o teu pai esteve na junta anterior,nada fizerao, e vens para aki kriticar kem se preokupa em fazer alguma coisa. para pessoas k so sabem kriticar e nada fazem e so dor de ........
    kriticar sim mas kriticas do k se pode fazer para melhorar o telhado

    ResponderEliminar
  12. Não sei se o Sr. Presidente da junta da minha aldeia vem visitar este blogue. Mas mesmo assim quero aqui manifestar a minha admiração pelo esforço manifestado em fazer alguma coisa pela minha terra. Tomei conhecimento que Domingo dia 9 p.p. vai ter lugar a inauguração daquele espaço (casa da eira)que muito vem contribuir para que aldeia do telhado tenha uma entra digna. Desejo-lhe muita sorte e á sua equipa, para que no futuro essa pequena aldeia se possa tornar num local agradável para se viver e passar férias.É lamentável que uma aldeia tão pequena e de pessoas hospitaleiras, por vezes andam de costas voltadas!! Vamos lá todos puxar para o mesmo lado. O importante no meio disto tudo são as pessoas. Acho temos um Presidente de Junta que só quer o bem da sua aldeia e fazer alguma coisa por ela. Pois algumas vezes que o houvi falar da sua aldeia é sempre com um brilho nos olhos e sempre com vontade de fazer melhor. Mas só com o contributo de todos isso é possível.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  13. alguem k gosta do telhado8 de agosto de 2009 às 01:32

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  14. alguem k gosta do telhado8 de agosto de 2009 às 01:50

    a todos ke so sabem criticar:criticar sim , mas para axudarmos esta linda terra, ke e a nosa, a ser desenvolvida .TELHADO esta linda terra , a ke n em todos têm direito de xamar sua terra vive asombrada por mentes meskinhas ke nao gostao de a ver evoluir.mas grasas a este puto ,(disem eles puto) tem melhorado, a ke dar valor a pesoas como ele ke têm lutado para esta linda terra ke e nosa,se desenvolver.puto mas mais Homem ke kem o critica forsa toni continua asim 1 obrigado pelo trabalho feito

    ResponderEliminar
  15. depois de alguns meses na sombra a equipa de trabalho a quem foi adjudicada a obra teve de fazer á pressa e em poucos dias o que lhe tinha sido incumbido de fazer á alguns meses atrás.
    Tivemos este fim de semana a passagem da volta a portugal em bicicleta pela estrada nova.Pelas 12h ainda se pintavam "stop" na estrada. Apenas 45 minutos antes da passagem dos cilistas. já para não falar da pintura da casa a Eira... rebocada num dia e pintada no outro... mas foi tudo por uma boa causa.

    O grande dia... A INAUGURAÇÃO

    Foi com muinta ponpa e circunstãncia mas foi lindo.
    A comitiva presidencial estava extremamente simpática ( refiro-me naturalmente aos engravatados da câmara municipal que ditribuiam apertos de mão e acenos a torto e a direito). Mas em tempos de pé campanha a politica tem destas coias as pessoas ficam mais simpáticas e olham em redor e conseguem ver as necessidades das outras pessoas os ditos Pobres.
    Gostei muito de ver a adesão dos Telhadenses.Estiveram á altura do acontecimento. Claro que a oposição se manteve na surdina a ver de longe e a tecer os seus comentários de mau agoiro.
    Quero dar os parabéns gerente da olaria Manique pela iniciativa. Em terra do oleiros tem de haver alguém que de continuidade a estra tradição. Afinal os cursos de formação nem sempre servem só para ganhar dinheiro. Servem também para descobrir talentos.
    Já no final da tarde alguém dizia " o que faz um homem é a obra feita..."
    Em 4 anos o saldo é muito positivo. O povo ontem transmitiu isso na sua grande adesão.
    4 anos já lá vão venham mais 4.
    É de garotos como estes que o Telhado precisa...

    ResponderEliminar
  16. Quero dar os meus parabéns ao actual executivo da junta de freguesia....
    Voçes merecem tudo de bom... gosto da entrada... gosto do parque... gosto de tudo...
    Foi um dia bem organizado.... nunca vi coisa igual comida a farta... sombra e bebida fresca...

    Parabéns ao tecto, e a Dr.ª Vânia que estava linda... parecia uma princesa.... a nossa princessa... que discurso emocionado... sentido e humilde... força...

    ResponderEliminar
  17. Parece que já temos uma entrada digna na nossa aldeia!!

    Venham a fotogafias!!!

    Boa sorte e obrigado a todos os que contribuiram para que isto se torna-se uma realidade, não se esqueçam que o importante são as pessoas.

    ResponderEliminar