Pesquisar neste blogue

terça-feira, 26 de maio de 2009

O Telhado no Google

Hoje decidi por mãos no teclado e pesquisar "telhado fundão" no Google, pois bem surgiram inúmeros resultados, desde imóveis para venda até mapas da região. De todos os resultados alguns destacavam-se pelo assunto repetitivo, sem dúvida a maioria das páginas web encontradas nesta pesquisa fazem sobressair um nome: Albano Martins! Para além deste grandioso poeta encontrei algumas páginas interessantes que vou passar a enumerar aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Telhado_(Fundão) - Página da conhecida Wikipedia, fiquei especialmente surpreendido com a quantidade de informação e imagens acerca da nossa aldeia. Desde contactos da Junta de Freguesia à história e cultura e até dando um destaque ao poeta Albano Martins, é muita a informação que lá se encontra.

http://www.mapav.com/castelo_branco/fundao/telhado/ - Página com o estado do tempo num intervalo de 5 dias, muito útil.

http://www.flickr.com/photos/56541100@N00/sets/72157604861526949/ - Galeria fotográfica de aves do Sr. Joaquim Antunes, contém fotos de aves tiradas no Telhado.

http://pt.trekearth.com/gallery/photo170246.htm - Os telhados da nossa aldeia numa galeria de fotos.

http://www.portugalio.com/castelo_branco/fundao/telhado/telhado/ - (Também no google maps) O mapa da nossa região, com imagens de satélite, nomes de ruas, estradas, etc.

http://affundao.nice-theme.com/aplicacoes-f46/brazao-e-bandeira-t53.htm - Fórum de fotografia onde encontrei a bandeira e o brasão do Telhado.

http://www.lifecooler.com/portugal/patrimonio/NossaSenhoradaRosa@3 - Embora com pouca informação tem o registo da maior festa da aldeia, a Nossa Senhora da Rosa.

http://toponimialusitana.blogspot.com/2006/05/uma-invaso-de-formigas.html - Blog que contem um post interessante sobre a invasão de formigas, refere alguns termos relacionados e povoações que sofreram com estas pragas, faz referência ao Vale da Carantonha de onde se mudou a população para o actual Telhado.

http://www.scribd.com/doc/15748763/Trabalho-Sobre-o-TelhadoBeira-Baixa - Por fim um trabalho bastante interessante e divulgado aqui no blog pelo senhor Joaquim Ângelo, trata-se de um trabalho académico sobre o Telhado/Freixial. Ainda tive pouco tempo para o ler por completo mas parece-me bastante interessante.

Muito mais se poderá encontrar, isto é apenas uma amostra que com pouco esforço conseguimos informações e coisas interessantes acerca da nossa aldeia. Em vez de por vezes perdermos tempo com coisas desnecessárias porque não interessarmo-nos um pouco mais pelas nossas origens, pela cultura dos nossos antepassados e até mesmo por informações que por vezes desconhecemos acerca da nossa terra.

O saber não ocupa lugar.

9 comentários:

  1. É optimo saber que o nosso Telhado existe neste meio de comunicação, explêndido que é a internet. Antes quando procurava nos motores de busca convencionais, nunca encontrava nada sobre a minha terra, para poder mostrar aos meus filhos. Este blog veio colmatar em muito esse problema. Faz-nos recordar e tomar conhecimento daquilo que se passa na nossa linda terra, o Telhado.

    Parabens àqueles que decidiram criar este blog e também a todos os que colaboram e participam nele.

    Parabens Telhadenses.

    Luis Ferreira

    ResponderEliminar
  2. O Telhado é grande em tudo, vamos dominar o mundo da internet. Telhado Telhado Telhado

    O Telhadense

    ResponderEliminar
  3. Li o trabalho académico sobre o Telhado/Freixial fiquei agradavelmente supreendida como a minha aldeia tem uma história tão rica. Nós que nascemos lá e crescemos por vezes não damos valor ao que temos e limitamo-nos a criticar. Aconselho todos os telhadenses a ler, a história é-nos contada numa linguagem muito acessível e agradavel de ler.
    Obrigado ao Sr. Joaquim Angelo e os meus agradecimentos aos autores do blogue

    ResponderEliminar
  4. Parece-me que faltam algumas páginas nesse trabalho, seria possível acrescenta-las. Principalmente as fases do trabalho do barro.

    Telhadense

    ResponderEliminar
  5. Já agora sugiro este:

    Blog do Katano - Os fornos de Olaria do Telhado

    Tratam-se de panorâmicas virtuais de um levantamento efectuado na aldeia do Telhado. Recomenda-se IE (desculpem lá!) e é necessária a instalação do Quicktime da Apple

    ResponderEliminar
  6. A todos os seguidores deste blogg tenho a informar que existe um novo blogg relacionado com informações que dizem, e dá informações relacionado com a nossa aldeia,seguidamente no futuro escrevendo um pouco de tudo conforme vêm sedo habito incluindo fotografias e até mesmo filmes da nossa aldeia. Se marcarem TELHADQUIM aparece o blogg.

    ResponderEliminar
  7. Telhadoquim, Estas informações são em todos os sentidos coisa do conhecimento dos telhadenses mas dá informação desde capelas festa coisas bem feitas outras que estão por fazer fenonemos do entroncamento que ainda será publicado dentro em breve, isto porque haja a boa vontade de alertar o poder local coisas do conhecimento deles mas que não deixarei cair no esquecimento.Este é o nome do blogg TELHADOQUM. Tudo pegado.FOI TERRA DE OLEIROS

    ResponderEliminar
  8. Blog interessante...
    Anexado em mariaterram@gmail.com - grupo Filhos do Telhado (Facebook)

    ResponderEliminar
  9. Foi com prazer que visitei esta pagina, e verifiquei que faz referencia á minha querida aldeia "Freixial" esquecida por alguns mas amada por todos aqueles que ali nasceram.
    Normalmente os naturais do Telhado esquecem que a freguesia é composta por : "Telhado", "Freixial" e "Casal de Santa Maria" hoje infelizmente em ruínas onde ainda preciste viver uma ou duas familias.

    ResponderEliminar