Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 4 de maio de 2009

As nossas origens

Freguesia com uma área de 17,52 quilómetros quadrados, Telhado dista 6 quilómetros da sede de concelho.

A freguesia do Telhado foi um priorado da apresentação da Sé da Guarda, tendo o prior um rendimento anual de 150 mil réis. Em 13 de Janeiro de 1898 foi anexado o lugar de Freixial, que pertencia à freguesia de Souto da Casa, desde 21 de Maio de 1896.
Chegou a constituir uma freguesia, tendo sido um curato da invocação de S. Sebastião, anexo à paróquia de Souto da Casa. Por esse motivo, a freguesia de Telhado também foi designada, por alguns autores, Telhado e Freixial.

A povoação de Telhado teve, em tempos, um nome diferente do actual, e a sua localização era também diversa da que agora lhe conhecemos. Pelos inícios do século XIV chamava-se ainda Carantonha, nome que aparece na Carta de D. Dinis de Agosto de 1314, pela qual o monarca ordena que se façam nesse lugar inquirições nesse lugar da Carantonha e em mais oito povoações do actual concelho do Fundão. Pelos fins do século XIX, Joaquim Paulo Nunes, nascido em Telhado a 14 de Agosto de 1865, escreveu um excelente trabalho sobre o concelho do Fundão. Este ilustre Telhadense, que se formou em direito no ano de 1888, exerceu a advocacia na comarca do Fundão, e foi administrador do concelho, disse, sobre a sua terra natal o seguinte: "é povoação muito antiga foi o seu primitivo assento no vale da Carantonha, tendo então a denominação de Nossa Senhora da Carantonha, e os seus habitantes parece que se viriam obrigados a desamparar estes sítios por causa das formigas, que sobremaneira os perseguiam e lhes causavam grave dano nas sementeiras e nessa terra memorável, porque, segundo vi uma cópia de um antigo manuscrito encontrado no arquivo da junta da Paróquia do Telhado floresceu aqui São Dámaso, de quem se diz foi prior de Nossa Senhora da Carantonha, bispo de Roma - lá se dizia igualmente que daqueles arredores corriam muitos vizinhos a cumprir suas obrigações de paroquianos à igreja de Nossa Senhora da Carantonha, especialmente das povoações de Peroviseu e do casal de Santa Maria, e dalguns outros casais que já desapareceram, como o chamado da Póvoa e o da Momenta Redonda, que era junto ao rio Zêzere".

Tudo isto é realmente notável para a história desta freguesia. Sabe-se que S. Dâmaso nasceu em Guimarães, e daí tivesse vindo para as imediações do actual Telhado exercer o seu mister de sacerdote, atendendo a que, não muito longe, na poderosa cidade de Egitânia, existia a mais opulenta diocese do mundo visigótico.
Esta freguesia do Telhado teve em tempos uma intensa actividade mineira e mais tarde a olaria até meados do século XX. No seu termo foram exploradas uma mina de chumbo e uma de volfrâmio e estanho.
Também foram exploradas mas imperfeitamente as águas sulfúreas da nascente denominada Fonte das Virtudes.

4 comentários:

  1. Maria José Ventura5 de maio de 2009 às 16:26

    Carantonha é sinónimo de careta, será que o povo da nossa terra andava sempre a fazer caretas.

    Isto tem muita piada.

    Lembro-me quando era pequeno, que sempre que tinha alguma alergia na pele a minha mãe ia buscar essa agua milagrosa para me banhar. Que mal cheirava essa água. ninguem chegava perto de mim. Bonito, já não me lembrava da Fonte das Virtudes.


    Maria José Ventura

    ResponderEliminar
  2. Sr(a)Carantonha já que fala no seu blogue de património, cultura etc. Porque não dar a conhecer também a Gastronomia e o Artesanto da nossa terra.

    Como as papas de carolo, a sopa de sarrabulho etc..

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho alguma informação sobre gastronomia, que colocarei em breve.

    Já agora, para quem tenha outro tipo de informação que queiram partilhar, enviem para o mail: carantonhatelhado@gmail.com

    ResponderEliminar
  4. Encontrei um artigo que fala da vossa terra num enquadramento muito giro, com cheiros e sabores da região. É de 2005, mas vale a pena ler em "Terra Nossa - Fundão", endereço: http://www.inatel.pt/tempolivre/160/160.html

    ResponderEliminar