Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Gastronomia do Telhado e arredores

Torradas ou fritas

Ingredientes:

Pão grande (de mistura), azeite (acabado de sair da bica) e açúcar.

Preparação:

Parte-se o pão em fatias bem finas, e fritam-se numa frigideira, em azeite bem quente, de um lado e do outro. Polvilham-se com açúcar.


Receita do Caldudo

Ingredientes:

Castanhas, água, azeite e sal.

Preparação:

Das castanhas secas, no caniço, são lhes tiradas a casca. São introduzidas numa panela de ferro, com água, sal e um pouco de azeite. Leva-se ao lume, da lareira e deixa-se cozer bem as castanhas. Parte destas são esmagadas com um garfo, para tomar a água um pouco mais espessa. Depois é só servir o caldudo em tigelas de barro.

A caldeirada de borrego

Ingredientes:

7 a 9kg de carne de borrego partida em pedaços, batatas, cebola, pimentos, tomates, cenoura, serpão, salsa, sal, azeite e picante a gosto .

Preparação:

Corta-se às rodelas as batatas, cebolas, pimentos, tomates e a cenoura. Põe-se numa panela grande, camadas de batatas, cebola, pimentos, tomates e cenoura, entre estes ingredientes põe-se sempre uma camada de carne de borrego, em cima põe-se o serpão, a salsa, o sal e o picante. Tapa-se a panela e leva-se a lume brando, deixando-se cozer (o tempo de cozedura é cerca de 3 a 4 horas). A tampa da panela deve ser lacrada, não se podendo abrir durante a cozedura nem se podem mexer nos ingredientes. Durante a cozedura, e só a partir dos primeiros 45 minutos, pega-se nas asas da panela e roda-se a panela, de forma que a caldeirada rode no interior para não agarrar. Passado o tempo de cozedura é só servir.

Ensopado de carne de rês (cabra / ovelha)

Ingredientes:

Carne de cabra/ovelha, vinho branco, pimentão, pimenta, alho, azeite, cebola e sal.

Preparação:

Deita-se numa panela a carne previamente partida em pedaços, juntando vinho branco, pimentão, pimenta, alho e sal deixando-a de um dia para o outro em vinha de alho. No dia seguinte junta-se a cebola, azeite e salsa e leva-se ao lume a cozer. Depois de cozida está pronto a servir.




São apenas alguns dos pratos que conheço da gastronomia do Telhado. Agradecia, se conhecessem mais alguns, que enviassem para o mail do blog (carantonhatelhado@gmail.com), para que todos tivéssemos conhecimento.



1 comentário:

  1. Na entrada de uma boa refeição, e num dia de calor
    esperimentam comer presunto com melâo,e um bom vinho verde fesquinho para acompanhar.Angelo.

    ResponderEliminar