Pesquisar neste blogue

terça-feira, 19 de maio de 2009

Casal de Santa Maria ou Cabeço



Capela da Nossa Senhora do Mosteiro.


Horácio Pereira, um dos últimos habitantes do Casal de Santa Maria





O Casal de Santa Maria dista cerca de 2 Km da aldeia do Telhado e à qual pertence. Está situado num cabeço do qual se desfruta uma vasta e linda paisagem de toda a Cova da Beira.
É um pequeno aglomerado de casas muito velhas, antigas e semi-abandonadas. Nele habitam apenas 2 pessoas, antes moraram aqui cerca de 80 pessoas.

Aqui existiu, outrora, uma casa de repouso de frades Dominicanos, do qual não resta pedra sobre pedra. Mas algumas destas serviram para a construção de casas mais recentes. Tal como em Santa Maria da Carantonha, ficou uma ermida para contar o passado. Foi construída sobre uma estação romana e, em parte, com pedra de reaproveitamento dum antigo edifício romano, "Mosteiro". Junto à capela, com facilidade, encontramos "terra sigilata".
Não seria difícil calcularmos que os frades se teriam estabelecido aqui, porventura na primeira metade do séc. XVI. Tendo S. Domingos de Gusmão fundado a sua Ordem em 1217, nesse mesmo ano, entraram em Portugal com Soeiro Gomes, português, companheiro do Fundador. Aqui fundaram vários mosteiros, entre eles o de Abrantes em 1472 e o de Pedrogão em 1478.
A testar a sua autenticidade dominicana estão sete maravilhosas pinturas originais sobre o Altar-Mor,entre os quais se identificam a de "S. Domingo", a de "S. Iacinto" e a da "Senhora do Mosteiro" ao centro.
Ora S. Jacinto foi Dominicano polaco. Em 1221 foi um dos dois frades designados pelo fundador para estabelecer a sua ordem na Polónia. Logo após a sua morte, adquiriu fama de taumaturgo, tendo sido canonizado a 17/04/1594.
Esse quadro, sobre a madeira, como todos os outros, só deveria ter sido pintado após a canonização, pelo que estas pinturas teriam sido efectuadas depois daquela data e, naturalmente, para comemorar o acontecimento, bem como homenagear e perpetuar a memória de um santo da família.
A província dominicana e os conventos, tal como as outras ordens, extinguiram-se em Portugal em 28 de Maio de 1834 com um decreto-lei proposto pelo ministro Joaquim António Aguiar, de abolir todos os mosteiros masculinos e dispensar a sua população, aceite pelo regente D. Pedro. Esta lei foi uma perda incalculável em objectos de arte, livros e manuscritos, em consequência do vandalismo destruidor e do saque que, em certas casas, acompanhou a extinção. Também o mosteiro do Casal de Santa Maria não lhes escapou.

8 comentários:

  1. Desta vez voume prenunciar sob o Casal de Santa Naria,pois há algum tempo fiz um passeio por esse local, e mesmo junto á fonte pusme alguns minutos á coversa com o unico habitante dessa terra,Sr Horácio, e ao que assisti são quase imagens de outros Paises Africanos aonde abunda a miséria até pelo trato dos animais se veslumbra a pobreza, e a fome,apenas terra sem qualquer cultivo...
    Pois pasma-me que num lugar destes tranquilo, com sossego ainda sucedam coisas deste género!
    O Horácio conhecido segundo ele diz desde o Casal de Santa Maria até Santa Apolónia Lisboa...Pois acredito pobre mas polémico, porque por donde passa deixa conhecimento das suas histórias... Histórias tristes naturalmente,porque a simplecidade das pessoas acaba por as tornar mais pobres...
    As habitações do casal é aquilo que todos conhecem... Dá mesmo em querer que passou por ali um bombardeiro da segunda guerra mundial, e distruiu por completo parte das habitaçôes.
    Mas isto até dentro das cidades acontece.
    O porquê?.Parte da responsabilidade do poder autártico, porque não facilita a recuperação de prédios degradados...È preciso licenças e projetos por tudo e por nada,e esses senhores das autarquias saben-no bem.Porque não criam
    decretos leis para facilitar os pobres?
    Pois neste passeio fisme acompanhado de pessoas
    com certos conhecimentos em diversas aéreas,eficaram surpreendidos pelo que viram...
    Continuamos a ser um País, de extrema pobresa...
    Que é feito dos milhôes da comunidade Europeia?
    Há muitas coisas que o povo não sabe...
    Tenho que me por nos meus cuidados e fazer umas filmagens para enviar para os ogãos de informaçâo creio ser uma excelente ideia!
    Ângelo

    ResponderEliminar
  2. Realmente estou completamente de acordo com o que foi dito, mas infelizmente neste país a política económica trata de enriquecer cada vez mais os ricos e empobrecer cada vez mais a classe baixa. Há dinheiro para aeroportos, autoestradas, TGV, etc. mas ajudar a classe baixa nunca há. De qualquer das formas, e falando do Casal de Santa Maria, segundo sei existe já um projecto de recuperação e transformação da povoação numa aldeia turistica, falta saber para quando...

    ResponderEliminar
  3. Quase todos os dias venho visitar o este blogue, que é uma forma de ir sabendo o que se passa na minha aldeia (já participei algumas vezes)e é com alguma tristeza ver a ausência de participação dos jovens na apresentação de sugestões, criticas etc. Será que já não há jovens na minha aldeia?

    ResponderEliminar
  4. Olá boa tarde

    Gostaria muito de saber como estão as obras da casa da eira, é possível darem alguma informação?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  5. Ambos somos Telhadenses,e ambos gostamos do mesmo local aonde nascemos,e fomos criados,e frequentamos a mesma Escola Primária embora em épocas diferentes.
    Fomos criados num meio pobre,e aonde escasseia os empregos,militamos naturalmente com ideais muito parecidos,estamos no mesmo prato da balança...
    Mas uma coisa é certa, embora pobres,somos ricos em ideias,a soluções,falta na verdade aquilo com que se faz obra, os (EUROS).Fiquei satisfeito ao ser informado que existe um projecto para o Casal de Santa Maria,e seria muito bom que aparecesse uma identidade ou empresa com coragem de levar essa obra em frente.Quanto ao itinirário está concluido,e não é necessário nenhuma auto estrada, nem aeroporto,pois isto têm sido a politica dos sucessivos governos...
    Betão mais Betão...Estes dois projectos em que o
    senhor fala, para mim será mais um elefante branco, afim de endividar o futuro da juventude do nosso País.
    Já tive a oportunidade de alertar os jovens afim de participarem nest blogs, para proporem idéias
    e fazer alertas, porque na imprensa escrita do conselho não está ao alcance de todos...
    Ângelo

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde a todos os naturais desta freguesia que é o Telhado. Nasci no Freixial lugar da mesma freguesia de onde parti para lisboa em 1954 com 17 anos de idade. Conheço como as minhas mãos o Casal de Santa Maria pois trilhei imensas vezes esses caminhos e veredas em direção a um lote de terras de mato que meu pai possuía um pouco mais acima quando era preciso ir á procura de mato para a cama dos animais e lenha para a lareira. O Casal de Santa Maria está situado a meia encosta da serra com orientação Nascente/Sul e com uma belíssima vista sobre a cova da beira onde eu teria adorado viver não fora também o facto que a todos levou a sair da sua terra (a pobreza)e procurar pão noutras paragens.
    Á cerca de cinco anos desloquei-me ao Freixial para visitar alguns dos meus familiares que ainda lá tinha. Fiquei agradávelmente surpreendido quando ao chegar minha prima Maria Nogueira me informou que estava de partida para o Casal de Santa Maria onde tinha lugar nesse dia uma romaria e festa com a celebração de missa na capela da Senhora do Mosteiro seguida de procissão. Fiz questão de a acompanhar e tomar parte nas cerimónias. Verifiquei com mágoa o estado lastimoso de todo aquela casario em ruinas. Tive também ocasião de falar com o Sr.Horácio, pessoa da minha criação e único habitante do Casal de Santa Maria. Uma das coisas que me fascinava e fascina é toda a quantidade e pureza daquela água que sai daquela bica onde tantas vezes sasciei a sêde. Depois tem também a beleza do nascer do sol que mal começa a despontar nos entra logo casa dentro e faz companhia todo o dia. O ar puro que ali se respira e nunca poluído pelo progresso dos grandes centros. O silêncio tão desejado dos que vivem nos grandes centros e o contacto directo com as aves da natureza. Fora eu mais novo e tivesse eu saúde com a minha vida organizada e seria este o lugar da minha eleicão para viver. Gostei saber que existe um projecto de recuperação do casario com fim ao turismo rural. Tão depressa ele se concretize e logo recomendarei este belíssimo local para férias ou viver. Se existem locais belos por este País fora e para este tipo de turismo, este é um deles. Desejo a todos os naturais desta freguesia do Telhado, muita vida e saúde e que tudo façam para recuperar este paraízo que foi também obra dos nossos antepassados. M. A. Santos

    ResponderEliminar
  7. E realmente de lamentar o que vai por esse pais fora, eu tentei comprar uma casa velha no Freixial a uma pessoa que tinha três á venda, a minha ideia era poder recupara-la para passar os ultimos anos da minha velhice, mas foi-me pedido um valor quase de uma nova, os proprietários preferem vê-las no chão que vende-las, a não ser que seja por muito bom preço.

    ResponderEliminar
  8. Interessante artigo.

    Se é Casal de SANTA MARIA, e a capela é de Nossa Senhora DO MOSTEIRO, deveria ser então o MOSTEIRO DE SANTA MARIA. Recapitulando:
    1 - Mosteiro de Santa Miaria
    2 - Devotado a Santa Maria "do Mosteiro" (distinção local);
    3 - Casal do Mosteiro de Santa Maria

    Há vestígios do Mosteiro?

    ResponderEliminar