Pesquisar neste blogue

terça-feira, 12 de maio de 2009

Cantares à Senhora da Rosa ou Senhora da Carantonha

No dia de romaria em honra de Nossa Senhora da Rosa, antes Nossa Senhora da Carantonha, que se realiza todos os anos no primeiro Domingo de Setembro, os telhadenses constumam mostrar a sua devoção entoando os seguintes cânticos:


3 comentários:

  1. Porque não ter aqui fotografias das nossas capelas pois também são patrimonio da aldeia

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com esta sugestão, em termos de património o Telhado tem tudo um pouco degradado. Uma terra devota a Nossa Sra. da Rosa com cultura, tradições, história e património, é importante que estas coisas não sejam esquecidas, assim como estas músicas existem muito mais coisas que podem ser dadas a conhecer, coisas até já quase esquecidas por todos. Por trás destas gentes há um passado que deve ser reconhecido e dado a conhecer.

    ResponderEliminar
  3. No que diz respeito a tradições é com alguma tristeza que cada ano que passa constato que as tradições na nossa aldeia se vão perdendo.Ex: No Domingo de Pascoa fui à minha aldeia e como sempre fiz questão de assistir à missa Pascal, bem como participar na procissão, qual foi o meu espanto que em vez de uma procissão parecia mais uma maratona.

    Na minha infância o Domingo de Páscoa era vivido com muita alegria. "a procissão percorria as ruas da minha aldeia com janelas e varandas engalanadas com colchas de todas as cores e ruas efeitadas com desenhos de flores naturais".

    É uma pena! Pois as tradições fazem parte de cultura de um Povo!!

    ResponderEliminar